Master Celebrant Ritualista Ecumenica

Tipos de Cerimônia

Momentos Especiais da Cerimônia Ecumênica por Paula Khalil

Ancoragem Olfativa (Bênção das alianças)

12183867_1055735681123562_6630992843164441274_o

O que é ancoragem ? Na PNL, “ancoragem” se refere ao processo de associar reações internas com algum gatilho externo ou interno porque assim, prontamente, podemos acessar essa reação/ sensação/ sentimento novamente ainda que os anos passem.
Assim feita a bênção das alianças com a ancoragem olfativa da loção perfumada e personalizada, toda vez que ambos quiserem experimentar novamente o sentimento e a sensação vivida naquele momento, bastará que respirem o odor da loção novamente e então reviverão a exata sensação vivida no dia da cerimônia. A ancoragem olfativa pode ser incluída em todos os tipos de ritos e cerimônias, já que possui um contexto neurolinguístico e não religioso.

Cerimônia das Areias

11825203_711794262257984_1265468141335776597_n

Além de todas as outras atividades de uma cerimônia tais como cortejo,alianças, votos etc… em dado momento da cerimônia, os convidados despejaram areia colorida em um pote. A cerimônia das areias é um ritual ecumênico que foi incorporado por algumas religiões e que representa a união entre os noivos e seus amigos e familiares. Muito se discute ainda sobre a origem desse ritual, alguns dizem que teve início em povos havaianos, enquanto outros defendem que foi uma criação dos Apaches norte-americanos. A única certeza é que se trata de um ato muito bonito e cheio de significado. Seu significado é básico : A UNIÃO DE PUNHADOS AREIAS NÃO PODE SER SEPARADA. A cerimônia das areias é assim: um recipiente de vidro vazio é colocado no altar e garrafinhas cheias de areia colorida são entregues aos pais dos noivos, padrinhos. Uma vez que a areia colorida é colocada junta dentro do pote, fica impossível separá-la novamente. Assim, toda a união que existe entre o casal, sua família e amigos fica representada ali. Depois o vaso com areia ainda pode ser usado na decoração da casa do casal, como recordação desse momento.

Cerimônia Elemental

4 elementos

Com base em todo meu estudo teosófico, esotérico e místico de maneira abrangente, criei uma cerimônia mística e cheia de simbolismo. Assim como os Celtas e outros povos da antiguidade fazia. Nesta Cerimônia trabalho os quatro elementos e os cinco sentidos. Um ritual cheio de graça e emoção: Cada casal de padrinhos ou madrinhas vem representando um elemento. O casal de noivas/noivos escolhem 5 pessoas especiais para lhes aconselharem a melhor usar cada sentido. Os elementos são colocados no altar : água pura,incenso (representando o ar), dois pães representando a terra, duas velas representando o fogo. Assim elementos apresentados utilizamos os sentidos para completar utilizamos a música para que com os ouvidos o casal. Á água é utilizada para lavar os pés do casal, o incenso utilizado para perfumar o casal que com as velas acesas na mão recebem uma comunhão comendo o pão e entrando em sintonia com os elementos desta forma são abençoados pela natureza. Após a comunhão fazemos a ancoragem olfativa com a loção perfumada e benção das alianças com os votos do casal.

Cerimônia Social (cética ou agnóstica)

Para os casais menos religiosos, temos como opção a cerimônia simples sem conotação de religião. Não menos emocionante, em uma cerimônia social entregamos ao casal a tarefa de abrilhantar seu dia. Assim pedimos a participação dos padrinhos em fazer os desejos de felicitação ao casal. Falamos sobre amor admiração , companheirismo e a capacidade de vencer as dificuldades do dia-a-dia que são enfrentadas por todo casal. Neste tipo de cerimônia, temos como opção a ancoragem olfativa.

CELEBRAÇÕES TEMÁTICAS :

misticos

CERIMÔNIA DAS FLORES
CERIMÔNIA DAS TAÇAS
CERIMÔNIA DAS ESPADAS
CERIMÔNIA CELTA
HANDFASTINGS

CERIMÔNIA MÍSTICA  E MUITO MAIS.